A Caldense irá receber o Cruzeiro no Ronaldão nesta quarta-feira às 21h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro 2020. A partida vale classificação para a semifinal da competição. Quem não conseguir o objetivo irá disputar o Troféu Inconfidência.

 

De acordo com cálculo estatístico do site Chance de Gol, a probabilidade de a Veterana ficar entre os quatro melhores times do estadual é de 99,1%, enquanto a da Raposa é de 6,8%. Até o momento, duas equipes estão matematicamente garantidas, o líder Tombense com 23 pontos e o vice-líder América com 22 pontos. Estão na briga pelas duas vagas restantes Caldense (20 pontos), Atlético (19 pontos) e Cruzeiro (17 pontos).

 

No confronto direto com a equipe celeste, o Verdão tem uma boa vantagem no saldo de gols, 10 a 5. Isso significa dizer que a Veterana pode perder por até dois gols de diferença que mesmo assim irá classificar para a semifinal, pois cada gol marcado pelos visitantes aumenta em um o saldo do Cruzeiro e diminui em um o saldo da Caldense.  Vitória alviverde ou empate, obviamente, garantem o time alviverde na próxima fase. Triunfo da Raposa por três ou mais gols de diferença tira o time alviverde do G4.

 

Curiosamente, a última vez que a Veterana sofreu um algoz superior a três gols de diferença em casa foi no Campeonato Mineiro de 2012, exatamente contra o Cruzeiro, que venceu por 5 a 0. De lá para cá a Veterana sofreu três gols no Ronaldão em apenas duas partidas, 3 a 1 para o Democrata e 3 a 1 para o Boavista, ambas em 2017.

 

Além disso, a Caldense pode carimbar presença na semifinal independente de seu jogo. Caso o Atlético empate ou perca em casa para o Patrocinense, a Veterana estará matematicamente classificada. Outra coisa também está em jogo, a vaga para a Copa do Brasil, oferecida aos integrantes do G4. Ou seja, classificar para a semifinal significa conquistar vaga para o torneio nacional e garantir uma boa quantia em premiação pela participação na competição.

“Será um jogo bem difícil. Estamos cientes que a classificação está perto das nossas mãos, mas futebol é jogado. Se der brecha para time grande eles vêm e atropelam. Estamos focados em fazer um bom jogo  e não jogar com o regulamento em baixo do braço. Vamos jogar nosso futebol para tentar ganhar o jogo” – disse o técnico Marcus Paulo Grippi.

Embora estatisticamente a chance seja pequena, o Verdão tem chances ainda de fechar a primeira fase na liderança. Para isso, precisa vencer seu jogo, torcer pela derrota do Tombense frente ao Uberlândia e um tropeço do América contra a URT. Tão importante quanto a classificação, é ficar na primeira ou segunda colocação para ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais na fase seguinte.

Foto e texto de Renan Muniz - Assessor de Comunicação da Caldense