Com a goleada da Veterana por 4 a 0 diante do Tupynambás na rodada passada, a equipe alviverde se tornou a detentora do ataque mais eficiente do Campeonato Mineiro. Foram 18 gols marcados até aqui, média de 1,8 por partida.

Grande parte do elenco joga junto desde o Sub-15. O entrosamento é um dos segredos. A velocidade da transição ofensiva, a chegada do elemento surpresa e a qualidade dos jogadores também é um diferencial. Vários atletas têm contribuído para balançar as redes.

Anotaram gols pela Veterana na competição: Nathan (4), João Victor - FOTO - (4), Artur (2), Filipi Sousa (2), André Mensalão (2), Luciano Mandi, Luís Henrique, Luan Costa e Kaíque Maciel. Deram assistência para gol os seguintes atletas: Luan Costa (3), Nathan (3), Rafael Rosa (3), Marco Damasceno, Lucas Mufalo, Verrone, Artur e Léo Rafael.

Nesta quarta-feira, a Caldense encara o Cruzeiro às 21h30 no Ronaldão e pode perder por até dois gols de diferença que mesmo assim estará classificada para a semifinal do estadual. Entretanto, o time alviverde pretende buscar a vitória e fazer gols para dificultar a vida do adversário. Isso porque se o Verdão marcar um gol, o time celeste precisará fazer quatro. E se a Veterana marcar dois, os visitantes terão de fazer cinco. Caso o Cruzeiro vença por três ou mais gols de diferença, fica com a vaga para a semifinal e deixa a Caldense de fora do G4, exceto caso o Atlético-MG tropece em casa diante do Patrocinense.

Retrospecto
O retrospecto geral do confronto assinala 79 jogos, sendo 6 vitórias da Caldense, 20 empates e 53 vitórias do Cruzeiro. A Veterana marcou 44 gols e sofreu 157. Em toda a história, a Caldense venceu a Raposa fora de casa apenas uma vez, em fevereiro de 1995, por 1 a 0, com gol de Vantuir. As outras vitória do Verdão foram em casa, sempre por 1 a 0, nos estaduais de 74, 75, 83 e 2004. Exceto em 76, quando venceu por 2 a 1. No último confronto entre as equipes em Poços, pelo Mineiro de 2018, empate por 0 a 0 no Ronaldão. Em 2019 o jogo foi em BH e a Raposa venceu por 3 a 0.

Campanha
A Veterana vem de seis vitórias, dois empates e duas derrotas (América 2 a 2, Uberlândia 2 a 0, URT 0 a 1, Villa Nova 2 a 0, Boa Esporte 1 a 0, Atlético-MG 2 a 1, Patrocinense 2 a 2, Coimbra 2 a 0, Tombense 1 a 2 e Tupynambás 4 a 0) e está com 20 pontos em 3º lugar na tabela. Já o Cruzeiro está na quinta posição com 17 pontos.
 
Arbitragem
A arbitragem ficará a cargo de Ronei Cândido Alves (apitou Atlético 1 x 2 Caldense e Tombense 2 x 1 Caldense este ano), com assistência de Marconi Helbert Vieira e Leonardo Henrique Pereira. Além do quarto árbitro Hieger Túlio Cardoso e do inspetor Juliano Lopes Lobato.

Pendurados e suspensos
O zagueiro Lucas Mufalo, o atacante João Victor, o zagueiro Morais e o lateral-direito Filipi Sousa estão pendurados com dois cartões amarelos. Os atletas Lucas Silva, Alyson, Artur, Franklin, Nathan, André Mensalão, o preparador físico Felipe Pezzo e o preparador de goleiros Vhenycius Zarpelão levaram um cartão amarelo cada na competição. Os jogadores Luan Costa e Fraga também receberam um cartão amarelo, porém não fazem mais parte do elenco alviverde.

Transmissão
A partida será transmitida ao vivo pela Globo Minas e Premiere. O torcedor pode acompanhar o duelo também pelas rádios de Poços: Rádio Arquibancada, Rádio Cultura, MAK Rádio ou Rádio Linha Direta. Além disso, haverá cobertura em tempo real pelo site do Jornal Mantiqueira e pela página do globoesporte.

Texto e foto de Renan Muniz - Assessor de Comunicação da Caldense