Flamengo e Grêmio entram em campo na noite de hoje, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, para definir quem vai enfrentar o River Plate da Argentina na final da Copa Libertadores da América. No primeiro jogo, em Porto Alegre, deu empate em 1 x 1, com gols de Bruno Henrique e Pepê. Quem vencer, hoje, estará na final do dia 23 de novembro, em Santiago do Chile. O Flamengo tem uma ligeira vantagem, pois como marcou um gol no primeiro compromisso, fora de casa, entra em campo hoje se beneficiando com um empate em zero a zero. Se houver empate por dois ou mais gols, o classificado será o Grêmio. A decisão só iria para as cobranças de penalidades caso haja um novo empate em 1 x 1, nos 90 minutos.

No Flamengo Rafinha e Arrascaeta estão liberados pelo Departamento Médico, mas provavelmente só Rafinha, que sofreu uma fratura num osso da face, poderá entrar jogando. Arrascaeta está relacionado, mas como passou por uma artroscopia no joelho esquerdo, deverá ficar no banco, à disposição de Jorge Jesus. Provável Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Vitinho; Gabriel e Bruno Henrique.

Já o Grêmio, em relação ao jogo na Arena, terá o retorno de Geromel, na defesa, e o reforço de Maicon, no meio campo. Léo Moura deve entrar na lateral direita. Quem fica de fora é Luan, que apresentou uma fissura no pé direito e dá lugar a Michel, já que Jean Pyerre ainda está em período de transição, se recuperando de uma lesão muscular. O provável Grêmio: Paulo Victor, Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Diego Tardelli e Everton, no comando de Renato Gaúcho.

A arbitragem será de Patricio Lostau, auxiliado por Diego Bonfa e Gabriel Chade, todos da Argentina. O brasileiro Raphael Claus estará no comando do VAR, com os assistentes Braulio Machado e Alexander Gusman, também brasileiros.