O Flamengo não tomou conhecimento do Grêmio, goleou por 5 x 0, nesta quarta-feira (23), no Maracanã e vai disputar a final da Copa Libertadores da América no dia 23 de novembro, contra o River Plate, da Argentina, em Santiago do Chile. Depois de um primeiro tempo mais equilibrado, onde o time gaúcho até chegou a neutralizar as principais jogadas do Flamengo, embora tenha sofrido um gol, na segunda etapa o Flamengo "atropelou", determinando a goleada. Visivelmente o Flamengo "tirou o pé", por volta dos 30 minutos do segundo tempo, caso contrário teria feito uma goleada até mais arrasadora, diante do Tricolor Gaúcho. O gol de Bruno Henrique, depois do rebote do goleiro Paulo Victor, aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, não houve tempo nem para o Grêmio tentar a reação, pois logo no primeiro minuto Gabriel faria um golaço. O próprio Gabigol aumentaria, cobrando penalidade máxima, aos 10 minutos e, a partir daí foi uma "avalanche" por sobre os gaúchos. E foram os zagueiros, de cabeça, que ampliaram e determinaram o resultado final. Pablo Marí, aos 21 e Rodrigo Caio aos 25 fizeram a alegria dos quase 70 mil torcedores que compareceram ao Maracanã. Final: 5 x 0 que, somados ao placar do primeiro jogo, em Porto Alegre, fizeram os 6 x 1 agregados.

O Flamengo agora se qualificou para enfrentar o River Plate, que na última terça-feira, conseguiu a classificação, mesmo perdendo para o Boca Juniors, na Bombonera, por 1 x 0. É que no jogo de ida, o River tinha vencido por 2 x 0. A final será em Santiago, Chile, no dia 23 de novembro.