Os dirigentes dos doze clubes que participam do Campeonato Mineiro do Módulo I se reuniram na tarde desta terça-feira (29), na sede da Federação Mineira de Futebol e definiram a fórmula de disputa do campeonato de 2020. Uma das novidades foi a extinção da fase quartas de final, que foi realizada nas competições de 2018 e 2019. Os doze clubes jogam entre si, em turno único, de onde sairão os quatro melhores para as disputas da fase semifinal, em ida e volta (mata-mata). O primeiro joga contra o quarto; e o segundo colocado joga diante do terceiro. Os classificados disputam a final em dois jogos, com o vencedor sagrando-se campeão mineiro da temporada.

Outra novidade foi a criação do Troféu Inconfidência, onde os classificados de quinto a oitavo lugares disputam uma "competição paralela", em mata-mata. O quinto joga contra o oitavo e o sexto contra o sétimo. Os dois melhores disputam em mata-mata o melhor classificado será o campeão do Troféu Inconfidência. O melhor time do Interior (que estará entre os quatro semifinalistas) vai disputar a Recopa, contra o campeão do Troféu Inconfidência. Os dois piores times da fase classificatória vão cair para o Módulo II do Campeonato Mineiro. Duas equipes (a nona e a décima), permanecem na competição de 2021, mas terminarão a participação ao final da fase classificatória de 2020.

O campeonato vai começar no dia 22 de janeiro (quarta-feira) e se estenderá até 26 de abril de 2020. Não haverá rodada no sábado de Carnaval e é bem provável que pelo menos mais uma quarta-feira seja utilizada. A Caldense esteve representada pelo segundo vice-presidente, Luis Fernando Soares, pelo supervisor do Departamento de Futebol, Luiz Antônio Sebastião (Luizão), e pelo assessor de futebol profissional, Sérgio Pereira Lemos - o Serginho Maracanã (o primeiro, de costas, do lado esquerdo da foto).